A CRIÇÃO DAS CARTAS
- Victor Franco

- 6 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
Jogar com seus personagens favoritos é muito bom né? Mas você sabia que por trás de toda carta perfeita para seu time há um sistema de desenvolvimento e uma lógica aplicada?
Toda carta em Campos de Batalha passa por uma série de processos que envolvem sua criação. Definir uma carta de maneira otimizada e balanceada é um dos trabalhos mais difíceis na hora de desenvolver nosso querido CB. Vamos entender um pouco:
O primeiro processo de criação de uma carta é a escolha do personagem dentro da expansão. Cada expansão em CB conta com vários personagens característicos, mas muitos ainda ficam de fora, uma vez que a expansão só comporta sessenta cartas diferentes. Sendo assim, primeiramente é feita uma triagem sobre uma série de personagens que compõem a idéia da expansão e então, buscando uma divisão relativa entre heróis e vilões e após um filtro de relevância e importância, são decididos os sessenta que irão compor a expansão. Definindo todos os personagens da expansão, é hora de escolher as habilidades base destes personagens.

Este é um momento delicado, pois todos os personagens possuem incríveis habilidades e na carta podemos destacar apenas duas. Aqui nós separamos algumas de suas principais habilidades e definimos quais irão para a carta seguindo os resultados das próximas etapas de criação.


A primeira parte desta fase de criação é a estrutura lógica das habilidades. Antes mesmo de definir as habilidades base de cada personagem, são estudadas quais as habilidades devem existir na expansão para que não ocorra disparidade entre as expansões. Estamos nos referindo às habilidades que geram condições negativas, dentre outras padronizadas em outras expansões (resistências, regeneração, perfurar, etc). A expansão deve comportar estas habilidades de maneira equilibrada, para que não exceda e nem falte estas habilidades que sustentam a mecânica geral do jogo.
Uma vez que está definida a quantidade de habilidades deste tipo na expansão, basta aplicá-las aos personagens da expansão que possuem estas características nos quadrinhos.

A próxima fase da criação é a aplicação de habilidades singulares dos personagens. Estas habilidades requerem uma série de testes antes de serem aplicadas de fato e geralmente são corrigidas várias vezes antes de serem definidas. Estamos falando de habilidades como da Feiticeira Escarlate, do Venom, do Mestre das Marionetes, do Kang, etc. Geralmente esta é a etapa mais demorada da criação de uma carta de personagem, pois é neste ponto que ocorrem os primeiros bugs na lógica do jogo, necessitando uma atenção especial e redobrada. Definidas as habilidades dos personagens da expansão, vamos para a definição do custo e status base.

O custo é definido segundo uma tabela padrão que calcula os pontos do powergrid oficial do personagem e de acordo com o resultado obtido. Sendo assim, quanto mais pontos aquele personagem possui oficialmente nos quadrinhos, maior é seu custo em CB. Sabendo disso, os status base são pontuados de acordo com o custo da carta e o potencial de suas habilidades, por exemplo, se o personagem ficou com duas estrelas, mas suas habilidades são poderosas, seus status base são menores. Agora se um personagem ficou com duas estrelas e suas habilidades são simples, ele recebe um status base maior que os demais (esta etapa da criação também leva em conta a característica do personagem nos quadrinhos, como Tanque ou Assassino, por exemplo).
A próxima etapa é a definição da arte do personagem que vai na carta. Aqui é um trabalho específico que envolve a escolha de uma imagem que siga o padrão mais próximo possível dos traços que as artes terão. Para isto, é feita uma pesquisa e levantamento das artes oficiais da Marvel elaboradas por seus artistas contratados.
Agora, antes de começar os testes in-game, resta apenas aplicar toda a informação coletada nas etapas anteriores e montar a carta no software de edição.

A última etapa é testar as cartas jogando inúmeras vezes contra as cartas da mesma expansão e depois contra cartas das outras expansões. Aqui são necessárias pelo menos 50 partidas no mínimo de teste para definição de uma carta.
Depois de inúmeros testes e revisões finais (ortográficas e mecânicas) a carta é oficialmente lançada junto da expansão.
Ufa, que trabalhão! Mas o gostinho de jogar um CB redondinho é maravilhoso não é?
Diga para nós, você gostaria de participar da criação de um card junto conosco? Tamo junto!



Excelente
Excelente.