top of page
Buscar

A sorte aplicada em Campos de Batalha

Esse tema é ótimo para discussão, pois ele permite abordarmos um dos conceitos primários do sistema lógico do nosso querido CB.

A CONCEPÇÃO DE CB


A concepção inicial do nosso jogo é simples: A simulação de um combate entre duas equipes. Esse modelo de disputa existe em diversos jogos de cartas, tabuleiro e nos esportes. Em Campos de Batalha, esse sistema provém da nossa influência do milenar xadrez e, é claro, da própria vida real, quando falamos de confrontos e guerras que já ocorreram no decorrer da história.

SISTEMA DE GERENCIAMENTO


É sabido dizer que a vitória de um grupo sobre o outro é resultado de muita estratégia, gerenciamento e visão micro/macro de situações.

O tratado "A arte da Guerra" escrito por Sun-Tzu, destaca estes princípios como fundamentais e vai além, sugerindo estes mesmos conceitos para aplicação no dia-a-dia, no campo pessoal e profissional.

Campos de Batalha é um jogo que segue esta premissa. Um trabalho de gerenciamento de equipes em busca do resultado positivo. O mesmo acontece, por exemplo, no trabalho de um técnico de futebol, na administração de uma empresa, na liderança de um exército, etc.


"...a vitória de um grupo sobre o outro é resultado de muita estratégia, gerenciamento e visão micro/macro de situações."


O FATOR "RNG"


"RNG" é a sigla para "Random Number Generator" (Gerador de Números Aleatórios, em português). Nos jogos, o termo é frequentemente usado para se referir a sistemas ou mecânicas que envolvem elementos aleatórios. Por exemplo, em um jogo de RPG, o dano causado por um ataque pode ser determinado por um RNG, que gera um número aleatório dentro de certos parâmetros para determinar o resultado do ataque. Da mesma forma, a chance de obter um item raro de um monstro pode ser determinada por um RNG.

Em resumo, RNG é uma forma de introduzir aleatoriedade nos jogos, o que pode adicionar variedade, desafio e imprevisibilidade às experiências de jogo. Quando pensamos no gerenciamento de uma equipe, não podemos excluir esse fator tão pertinente. Ora, nunca teremos certeza absoluta de quantos gols o Messi irá marcar em uma partida (ou se irá marcar) ou se de trinta arremessos, quantos o Lebron James irá converter, por exemplo. O mesmo aplicamos aos nossos heróis e vilões do universo Marvel. Será mesmo que com o sensor-aranha, o Homem-Aranha é capaz de desviar de todos os golpes que ele recebe? Ou o Thor capaz de acertar todos os raios que conjura? O que temos é uma previsão baseada nas habilidades do indivíduo/personagem. Logo, em Campos de Batalha entendemos que há ações específicas de personagens que poderiam refletir esse realismo aplicado ao jogo, trazendo dinâmica, sensação de recompensa e imprevisibilidade, forçando os jogadores a se adaptarem à situações em tempo real.


"...entendemos que há ações específicas de personagens que poderiam refletir esse realismo aplicado ao jogo."

O PERIGO DO "RNG" Inserir o sistema RNG em um jogo é algo muito delicado, quanto menos RNG, mais previsível ele é. Quanto mais RNG, mais aleatório e possivelmente "injusto" ele se torna.

Em resumo, o RNG pode adicionar profundidade e emoção aos jogos, mas deve ser cuidadosamente equilibrado para garantir uma experiência de jogo justa e satisfatória para os jogadores.


O RNG NA MECÂNICA DE CAMPOS DE BATALHA

No desenvolvimento de CB implementamos de maneira bem controlada e pontual esse sistema de RNG. Você pode notar que são poucos os personagens que possuem habilidades que são determinadas pelo RNG. Utilizá-los em sua composição de time é um risco que o próprio jogador irá decidir correr ou não. A grande sacada de CB, é que os jogadores não são obrigados em nenhum momento a utilizar personagens com habilidades RNG, isso é opcional. Portanto, usar ou não o RNG em sua estratégia já faz parte da sua estratégia.


Em CB, você faz sua própria sorte!

 
 
 

Comentários


bottom of page