Abrindo a mesa
- Ulisses Albuquerque
- 14 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de set. de 2022
Novo no Jogo? Novos jogos sempre despertam a curiosidade de diferentes perfis de jogadores que, logo após lerem as regras, ficam se perguntando sobre quais cartas seriam ideais utilizar em suas primeiras partidas.
Entender as mecânicas do jogo e analisar quais cartas melhor interagem umas com as outras faz parte do processo inicial de conhecer qualquer card game. porém, com o intuito de ajudar quem está chegando agora, fizemos uma rápida análise de algumas cartas que podem fazer diferença em suas primeiras partidas.
Abrindo a mesa (Etapa de Preparação)

Jessica Jones é uma das principais cartas de abertura de mesa. Uma personagem de custo 2 que desencadeia sua habilidade toda vez que o oponente coloca um personagem em jogo. Se acertar na moeda, aquele personagem recebe 1 de dano e tem seu ataque reduzido em 1 ponto, permanentemente na partida
Outra ótima carta de abertura de mesa, porém um pouco mais pesada é o Loki,

um personagem de custo 4 que toda vez que um inimigo desencadear uma habilidade (ícone do cadeado) loki ganha 1 de vida e o inimigo perde 1 de vida. Lembrando que não é dano da habilidade, mas sim perder vida!
A vantagem de abrir a mesa com Loki é que, dos 60 personagens desta primeira coleção, 44 (73%) possuem Habilidade desencadeada
Um outro tipo de abertura é feita com personagens que não entregam muito qual sua intenção no jogo. Essa sutil forma de iniciar a partida faz com que o oponente tenha que abrir seus 2 próximos personagens, permitindo que você planeje uma estratégia de resposta. Exemplo: Abrir o jogo com um Tropa Hidra ou Falcão (ambos de custo 1). Isso cria uma situação de controle sobre os 10 pontos totais que cada jogador pode usar na partida, já que quando for novamente a sua vez você terá utilizado apenas 1 ponto (restando 9 ainda) e seu oponente pode já ter gasto 4 pontos (sobrando 6)
Até aqui falamos dos possíveis personagens “ideais” para serem jogados como a primeira carta da partida, ou seja, do jogador que inicia a partida, mas isso não significa que não possam ser jogadas depois, no decorrer da fase de preparação. Seus efeitos podem ser menos proveitosos, mas outras habilidades, como a resistência física da Jessica a seus aliados heróis, compensarão ela ter sido jogada depois.
Vale também destacar alguns personagens que tem seu efeito drasticamente reduzidos se forem jogados como a primeira carta da rodada: Capitão América, Rocket Raccoon, Elektra, Feiticeira Escarlate, Gavião Arqueiro, Justiceiro, Senhor das Estrelas, Soldado Invernal, Doutor Estranho, Drax, Homem de Ferro, Mantis, Mercenário, Barão Von Strucker, Caveira Vermelha, Madame Hidra, Shocker, Treinador, Barão Mordo, Ronan e Surtur.
Este é o primeiro artigo de uma serie de posts que faremos abordando diferentes estratégias do jogo. Uma leitura rápida tanto para novos jogadores como para quem ja tem experiência com algumas partidas, mas que com certeza irão contribuir para o surgimento de novas estratégias.
Agora é com você. Diga nos comentários com qual personagem você gosta mais de abrir a mesa. Uma ótima leitura a todos e até a próxima.



Ótimo artigo, parabéns!